http://gilmarbbb.blogspot.com/2011/04/atomo.html
O  Átomo  Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas  átomos. Para se ter uma idéia, eles são tão pequenos que uma cabeça de  alfinete pode conter 60 milhões deles. 
Os gregos antigos foram os primeiros a saber que a matéria é formada por  tais partículas, as quais chamaram átomo, que significa indivisível. Os  átomos porém são compostos de partículas menores: os prótons, os  nêutrons e os elétrons. No átomo, os elétrons orbitam no núcleo, que  contém prótons e nêutrons. 
Elétrons são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor  do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a  do Núcleo. Prótons e nêutrons são as partículas localizadas no interior  do núcleo, elas contém a maior parte da massa do átomo. 
 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://
O Interior do Átomo No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém  quase toda a massa do átomo. Os prótons e os nêutrons são as partículas  nele encontradas, cada um com uma massa atômica unitária. 
O Número de prótons no núcleo estabelece o número atômico do elemento  químico e, o número de prótons somado ao número de nêutrons é o número  de massa atômica. Os elétrons ficam fora do núcleo e tem pequena massa. 
Há no máximo sete camadas em torno do núcleo e nelas estão os elétrons  que orbitam o núcleo. Cada camada pode conter um número limitado de  elétrons fixado em 8 elétrons por camada. 
 http://www.mundovestibular.com.br/articles/3262/1/ATOMO/Paacutegina1.html
Características das Partículas: Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária.
Nêutrons: não tem carga elétrica mas tem massa unitária.
Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.
Estudo do Átomo
Em 1911 o físico neozelandês Ernest Rutherford fez sua "experiência da  dispersão" para suas novas descobertas sobre a estrutura do átomo e dela  surgiu a base para o modelo de átomo que estudamos até os dias de hoje. 
 http://www.algosobre.com.br/fisica/atomo.html
Rutherford bombardeou uma fina camada de ouro com partículas alfa  (partículas atômicas emitidas por alguns átomos radioativos), sendo que a  maioria atravessou a lâmina, outras mudaram ligeiramente de direção e  algumas rebateram para trás. Ele concluiu que isso acontecia porque em  cada átomo de ouro há um denso núcleo que bloqueia a passagem de algumas  partículas. 
Física Nuclear 
O estudo do núcleo (centro) do átomo é chamado Física Nuclear. Como  resultado desse estudo os cientistas descobriram maneiras de dividir o  núcleo do átomo para liberar grandes quantidades de energia. 
Ao se partir um núcleo, ele faz com que muitos outros se dividam, numa  reação nuclear em cadeia. Nas usinas nucleares as reações são  controladas e produzem luz e calor para nossos lares. Usinas nucleares  produzem artificialmente grandes quantidades de energia. 
O Sol é a maior fonte de energia nuclear. A cada segundo no interior do  Sol, ocorrem milhões de reações nucleares em cadeia, pois, o intenso  calor do Sol fazem com que seus átomos se choquem uns contra os outros e  simulam em reações conhecidas como fusão nuclear. O núcleo de cada  átomo libera energia que sentimos na forma de calor e enxergamos na  forma luz. Enormes explosões de energias, chamadas de protuberâncias  solares, ocorrem ocasionalmente na superfície do Sol.
www.algosobre.com.br/fisica/atomo.html. Acesso em 07/05/11
Referência:
www.algosobre.com.br/fisica/atomo.html. Acesso em 07/05/11

Nenhum comentário:
Postar um comentário